Insuficiência Aortica

Quem foi Musset?
Alfred Louis Charles de Musset foi um poeta, novelista e dramaturgo francês do século XIX, um dos expoentes mais conhecidos do período literário denominado Romantismo. Diz-se que ele foi "o mais clássico dos românticos e o mais romântico dos clássicos".
E qual a sua relação com cardiologia?
Musset faleceu jovem, em 2 de maio de 1857, aos 46 anos, em consequência de sua insuficiência aórtica.
Aortite Sifilítica
Por ter muitos casos amorosos, Musset acabou contraindo Sífilis, e no seu caso, uma das manifestações da doença foi a aortite sifilítica, que causa dilatação da aorta ascendente e insuficiência aórtica.
A insuficiência aórtica causa aumento da pressão de pulso (diferença entre as pressões sistólica e diastólica) causando muitos sinais periféricos. Entre esses sinais estão batimentos rítmicos da cabeça com o pulso.
Esses batimentos rítmicos da cabeça com o pulso foram percebidos pelo irmão de Musset que era médico - ele percebia melhor os movimentos da cabeça quando o poeta vestia os chapéus típicos da época.
Sintomas da Insuficiência Aortica
- Insuficiência cardíaca e dispneia a esforços (por perda de complacência ventricular).
- Síncope por baixo débito efetivo (muito do sangue que sai do ventrículo esquerdo volta pela insuficiência aórtica).
- Dor precordial (causada pela grande hipertrofia ventricular e pela diminuição da pressão de perfusão coronariana, já que a pressão diastólica, que perfunde as coronárias, está diminuída na insuficiência aórtica.

Ao ler um poema de Musset, podemos ver que ele usava os próprios sintomas para dar drama e cor aos poemas.